Esta funcionalidade de impressão dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.
MONUMENTOS HISTÓRICOS |
---|
Igreja Nossa Senhora do Rosário
|
Campus Avançado
|
Mercado Cultural
|
Igreja Senhor dos Passos
|
Casarão no alto do bairro São Félix
|
Casa de Cultura Afrânio Peixoto
| CONHECE LENÇÓIS? COMENTE |
CONHEÇA MAIS DE LENÇÓIS |
TURISMO DE AVENTURA EM LENÇÓIS |
Construída na segunda metade do século XIX com estilo rural, a igreja pode ser vista de vários pontos da cidade e fica ao lado da Casa de Cultura Afrânio Peixoto, em frente à Praça do Rosário.
No casarão de Sinhazinha Sobral, figura respeitada do século passado, estão também os museus do Jarê, do Garimpo e Geológico.
Esse importante monumento da cidade, localizado na Praça Aureliano Sá (antiga Praça das Nagôs), foi construído no final do século 19 e, sendo terminado em meados de 1900, foi cenário de comércio de escravos. Abriga atualmente um centro de atividades culturais.
A igreja do padroeiro dos garimpeiros foi construída na segunda metade do século XIX . Teria sido erigida por escravos em adobe num período de noventa dias. Abriga a imagem do Senhor dos Passos, que veio de Portugal em 1852.
Foi o quartel general do Coronel Horácio de Mattos, lendária figura lençoense que nos anos 20 marchou com jagunços contra a capital baiana. Foi prefeito de Lençóis, deputado e senador. Chegou a sugerir a transferência da capital para Lençóis e, após acordo com o governo, aceitou a missão de expulsar a Coluna
A casa onde morou um dos mais importantes lençoenses foi reconstruída em 1970 e abriga informações especializadas em Afrânio Peixoto, com museu, bibliografia e outras obras. Afrânio Peixoto foi membro da Academia Brasileira de Letras. Diplomas, fotografias, gravuras, o fardão e até a escrivaninha usada pelo escritor podem ser conhecidos de 2ª à 6ª feira, das 08h00 às 18h00.
Pracinha típica de cidade interiorana e ponto de encontro da comunidade. O Coreto é palco para apresentações musicais como as da Lyra Popular de Lençóis.
O palacete do Cel. César Sá, construído em 1860, foi um dos monumentos revitalizados pelo projeto Monumenta e transformado em museu. Cheio de detalhes com influências neoclássicas, foi construído para agradar a esposa de César Sá.
A casa onde nasceu um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras abriga a biblioteca municipal.
Localizado na Praça Horácio de Matos está o importante centro econômico da época do garimpo, que fazia comércio direto com a Europa, sem interferências de Salvador ou Rio de Janeiro.
As duas praças contam, através de seus casarões, a história dos tempos luxuosos no auge do garimpo.
Guia de Hospedagens para Lençóis