Entrar | Abrir Conta | | Cadastrar Hospedagem

Indoviajar

Itanhandu

Itanhandu

Esta funcionalidade de impressão dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.

Esta funcionalidade de Favoritos dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.

Diminui TextoDiminui Texto

Rota Histórica, Religiosa e Cultural Central



VOLTE NO TEMPO EM UMA LINDA VIAGEM
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Praça Prefeito Amador Guedes
Praça Prefeito Amador Guedes
Local da antiga sede da Fazenda da Barra
Local da antiga sede da Fazenda da Barra
Antiga Estação Ferroviária
Antiga Estação Ferroviária
Antigo Viaduto
Antigo Viaduto

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Depois de quase 20 anos de construção, a Igreja Matriz de Itanhandu foi concluída no início da década de 1960(Padre da época,Dom José Costa Campos). A bela e imponente construção fica na área central do município e reserva aos visitantes e moradores a apreciação da convivência estética dos estilos moderno e romano. Com belos vitrais, doados por diversas famílias, os quais colorem as três naves por meio dos raios de sol, e com algumas peças da antiga igreja conservada em seu interior, a história da religiosidade do povo local ficou assim preservada.

 

Praça Prefeito Amador Guedes

A praça central de Itanhandu está localizada em frente à Igreja Matriz. Segundo Padre Antonil, no livro CULTURA E OPULÊNCIA DO BRASIL (1711), os bandeirantes, no século XVII, passavam pelo município, parando na Estalagem do Rio Verde, um ponto de venda e pouso, junto à sede da Fazenda do Rio Verde. Esta propriedade, juntamente com a Fazenda da Barra, deu o primeiro nome ao povoado: Barra do Rio Verde. Neste local, foi construída a primeira praça da cidade, que tinha o nome de Getulio Vargas e a forma triangular. Em 1953, o Sr. Benedito Lázaro Ribeiro, conhecido como Seu Bibi, fez o projeto da atual Praça Prefeito Amador Guedes, com o formato estilizado do corpo do violão, cujo braço é complementado pelos canteiros laterais da Igreja Matriz. A praça é uma autêntica homenagem aos músicos da época, dentre os quais se encontrava o próprio Bibi, que tocava em um grupo musical da cidade.

 

Local da antiga sede da Fazenda da Barra (casa do Dinho)

No século XVIII, o proprietário da Fazenda da Barra já comerciava à margem do Caminho Velho da Estrada Real, no alto perto do atual hospital de Itanhandu e do vau do Rio Verde, por onde passavam os bandeirantes. No século XIX, a fazenda continuou com sua atividade comercial, atendendo os moradores locais e viajantes. Seu Manoel da Barra construiu uma nova casa e manteve ali um próspero negócio, concorrendo com a sede do distrito, Capivari. Atualmente, o local é residência e oficina do Dinho.

 

Estação das Artes (antiga estação ferroviária)

A Estrada de Ferro Minas e Rio originou-se de uma concessão, feita pelo Imperador, em 1875, ao Brigadeiro José Vieira Couto do Magalhães e ao Visconde de Mauá. O projeto inicial tinha o nome de Estrada de Ferro Rio Verde. A ferrovia foi inaugurada, em 1884, por Dom Pedro II. A estação de Itanhandu recebeu o nome de Estação de Capivari, recebendo o nome do distrito a que pertencia. Somente em 1904, ganhou o nome de Itanhandu, juntamente com seu povoado. Na década de 1940, sofreu um incêndio e foi totalmente reconstruída. Atualmente, no local, funcionam lojas de artesanato e o Café Caipira.

 

Antigo Viaduto

O viaduto foi construído pelo Cel. Batista Scarpa, para as pessoas atravessarem da área central do município em direção ao bairro da Vila Carneiro e vice-versa. Assim a população podia evitar o movimento dos trens, que não só passavam, mas esperavam os embarques e desembarques de pessoas e mercadorias.

 



seta_indicadora Última Atualização: 15/12/2011 as 00:36:29

Escreva seus próprios comentários sobre Itanhandu

Compartilhe as suas experiências!


Itanhandu - Minas Gerais


Avaliação do IndoViajar
Interior do Estado de Minas Gerais
População: 14205 hab.
Temperatura Média: 19ºC


Clique para Abrir Galeria de Fotos

Link

Tags

Outros

Interaja com outros visitantes
| Envie suas Fotos |
Faça seus comentários |

Galeria de Fotos de Itanhandu

Informações Complementares

As belezas naturais e paisagísticas do município de Itanhandu são um atrativo a mais para a prática de esportes. Estes incluem o montanhismo, o ciclismo e as caminhadas pelas trilhas da região. Há a opção de realizar essas atividades ocasionalmente e através de eventos oficiais. Os passeios a cavalo também integram o universo de possibilidades nas terras itanhanduenses, percorrendo itinerários como a Serra do Condado e outros caminhos ecológicos.
O Rio Verde é outra valiosa alternativa em meio à paisagem da Serra da Mantiqueira. Suas paragens mesclam trechos de poços propícios ao nado com as peculiares quedas de cachoeiras. Esse curso d’água pode ser utilizado como palco de descidas de bóia, práticas de canoagem ou simples desfrutes junto à natureza. Dessa forma, em Itanhandu, as modalidades esportivas tornam-se ainda mais agradáveis, podendo ser realizadas em grupo ou, até mesmo, individualmente.

promocao

Últimos Estabelecimentos Cadastrados

Jardim

PousadaSonho Meu

POUSADA
Até $ 100,00
Jardim

Pousada sonho Meu

POUSADA
Até $ 100,00
Jardim Alzira

Pousada Bonani

POUSADA
De $100,00 à $ 150,00

Guia de Hospedagens para Itanhandu

Siga o IndoViajar

  • Facebook
  • Twitter
  • RSS - Feeds
IndoViajar: Principal » Guia de Cidades » MG » Itanhandu  » Rota Histórica, Religiosa e Cultural Central