Entrar | Abrir Conta | | Cadastrar Hospedagem

Indoviajar

Canela

Canela

Esta funcionalidade de impressão dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.

Esta funcionalidade de Favoritos dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.

Diminui TextoDiminui Texto

A História de Canela



O primeiro morador do território foi Joaquim da Silva Esteves, o qual obteve em 1821 da Coroa o título de "Senhor do Campestre do Canella".

O nome da cidade provém de uma árvore, chamada de Canela, então localizada não longe do local onde está atualmente a praça central da cidade, a Praça João Corrêa, esta caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros.

O Coronel João Corrêa Ferreira da Silva foi o desbravador do povoado, construiu uma estrada de ferro, iniciando a obra por volta de 1913 sendo esta concluída em 1925, ligando Canela a Taquara. Em 1913, foi criada a "Companhia Florestal Riograndense", esta Companhia comprava pinheiros e terras nas redondezas do Caracol. Para exploração desses pinheiros foram instaladas cinco serrarias. Foi contratado por esta Companhia o Sr. Helmut Schmitt, prático em locação de estradas e instalações de serrarias, e por conta da Companhia Florestal, este mandou construir diversas estradas, desde a localidade do Caracol até o Banhado Grande, Esteinho, Ferradura, Tubiana, etc.

Em 02 de março de 1926, Canela foi catalogada pelo Ato nº 309 como 6º Distrito de Taquara, tendo por sede Canela. O movimento emancipacionista tomou maior vulto a partir de 1942. Em 28 de dezembro de 1944, pela Lei Estadual nº 717, foi criado o município de Canela, tendo sido instalado a 01 de janeiro de 1945, sendo nomeado como primeiro prefeito o Sr. Nelson Schneider.

O TURISMO EM CANELA

Canela era um pequeno povoado, congregando famílias de fazendeiros de Cima da Serra, imigrantes alemães e italianos e seus descendentes. Havia um início de atividades na Indústria, com a implantação de serrarias. Canela era passagem obrigatória para as cidades de Cima da Serra com a capital do Estado. Passavam por Canela, tropeiros levando gado, queijo e couro com destino a Parobé, Taquara, São Leopoldo e Porto Alegre. Subiam a Serra, os mascates para colocarem seus produtos nas fazendas de Cima da Serra. Era o início do movimento turístico em Canela.

Com a industrialização da madeira, surgem os primeiros hotéis na localidade de Caracol, que atraem clientela da Capital do Estado. Com o crescimento industrial floresce o comércio, e como conseqüência o movimento de pessoas. Houve necessidade de criação de pensões e hotéis (denominados naquele tempo de "Casas de Pasto") para atender a demanda. A construção da Linha Férrea que ligava Canela a Porto Alegre foi o fator determinante para que Canela se constituísse na época no maior centro de turismo do Estado. Naquele tempo, o movimento turístico era denominado "veraneio". As famílias vinham principalmente de Porto Alegre e permaneciam num determinado hotel por períodos de um a três meses. Para atender essa demanda, surgiram o Grande Hotel, Hotel Bela Vista, Hotel Central e Palace Hotel. Em 1944, funciona um Cassino em Canela, em prédio provisório. Com o funcionamento do jogo são atraídos para Canela turistas de grandes centros do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, e do exterior, Uruguai e Argentina. Os hotéis mantêm lotação permanente. Há fortalecimento do comércio.

Emancipa-se o município, e os dirigentes municipais voltam as suas preocupações para equipar o município com uma estrutura turística para receber os visitantes. Surgem os eventos e festividades para dar ao turista maior opção e lazer durante o seu "veraneio".

No decorrer de 1945, o Governo Federal proíbe o jogo no Brasil, o que significou um golpe fatal para o município de Canela, que tinha a sua estrutura turística em função do jogo.

O fato da cidade estar localizada em uma área de serra lindíssima, rodeada de pinheiros, matas e parques, que sobreviveram ao desmatamento, tornou o turismo a tendência natural de Canela. Somava-se, ainda, a esse cenário o espetáculo da neve, que atraia pessoas dos mais diversos lugares desse Brasil tropical. As baixas temperaturas estimulavam que as lareiras e fogões a lenha das casas permanecessem acesos, impregnando o ar com aromas diversos de madeira, lenhas de pinho, eucalipto, e a própria Canela... Mas não eram somente as belezas naturais e o clima os fatores de sedução para as pessoas.

A cidade oferecia e ainda oferece aos turistas bons hotéis, restaurantes, churrascarias e os famosos cafés coloniais, com biscoitos waffles, schmiers, apfelstrudell e no inverno... tempo para o delicioso chocolate quente e licores caseiros. A população de Canela sempre teve uma preocupação no seu desenvolvimento cultural. A música, a gastronomia, o teatro foram capacitações desenvolvidas em várias gerações de imigrantes, que vivenciavam suas tradições em diferentes formas de comunicação. Estas eram as heranças européias da Cidade. O seu diferencial no cenário do Brasil.

E assim, Canela veio exercendo grande fascínio sobre seus visitantes,tornando-se um dos mais importantes municípios no contexto turístico e cultural da Região das Hortênsias. A indústria do Turismo é fascinante, mas, também, bastante competitiva. Canela trilhou um longo caminho para chegar até aqui. E já tem uma história vitoriosa em seu meio século de vida.

Só no ano de 1999,o turismo na região cresceu 60% , enquanto que no Brasil como um todo, o incremento foi de apenas 10%.
A cidade conseguiu desconcentrar o fluxo - anteriormente centrado no inverno - e hoje já tem um grande percentual de visitantes durante o mês de dezembro, em função do evento Sonho de Natal e da Temporada de Verão.
Uma cidade que redescobriu seu rumo. Uma comunidade onde os cidadãos usaram o seu talento e espírito de união para crescer e juntos criarem uma qualidade de vida ímpar em nosso país.

Texto e fotografias extraídas do livro "Canela por muitas Razões" de Antônio Olmiro dos Reis, Pedro Oliveira e Marcelo Wasem Veeck


seta_indicadora Última Atualização: 14/12/2011 as 10:38:41

Escreva seus próprios comentários sobre Canela

Compartilhe as suas experiências!


Canela - Rio Grande do Sul


Avaliação do IndoViajar
Região Serrana do Rio Grande do Sul
População: 38318 hab.
Temperatura Média: 18ºC


Clique para Abrir Galeria de Fotos

Link

Tags

Outros

Interaja com outros visitantes
| Envie suas Fotos |
Faça seus comentários |

Galeria de Fotos de Canela

CANELA - Principais eventos:

Canela Apresenta – ano inteiro
Veraneio na Serra – janeiro a março
Rodeio Crioulo Nacional de Canela – janeiro
Carnaval / Baile Municipal – fevereiro
Festa Nossa Srª de Lourdes – fevereiro
Campeonato de Vôlei de Areia – março
Chocofest – março/abril
Páscoa em Canela / Semana Santa – março/abril
Copa de Rafting – abril
FEPARTI (Feira de Artigos para Casa e Escritório) – maio
Festa de Nossa Srª de Caravágio – maio
Semana do Bebê – maio
Temporada de Inverno em Canela – junho a setembro
Festival Internacional de Teatro de Bonecos – junho
Mercoarte (Feira do Artesanato e Folclore do Mercosul) – julho
Festa Colonial – julho e agosto
Festa Nacional da Música – agosto
Semana Farroupilha – setembro
Canela Mototurismo – novembro
Encontro de Carros Antigos de Canela – novembro
Sonho de Natal - novembro/dezembro
Festival de Dança Neusa Martinotto – dezembro
promocao

Últimos Estabelecimentos Cadastrados

Centro

Pousada Canela

POUSADA
De $100,00 à $ 150,00
Vila Suzana

Pousada do Conde

POUSADA
De $100,00 à $ 150,00
Leodoro de Azevedo

Pousada das Sequóias

POUSADA
De $100,00 à $ 150,00

Guia de Hospedagens para Canela

Siga o IndoViajar

  • Facebook
  • Twitter
  • RSS - Feeds
IndoViajar: Principal » Guia de Cidades » RS » Canela  » A História de Canela