Cuidados para não estragar sua viajam
Para que sua viagem transcorra da melhor maneira possível, algumas dicas para sua saúde:
Ao chegar, verifique o número de emergência local. Nem todas as comunidades usam o 190.
Leve consigo os medicamentos de venda livre de que possa necessitar.
Leve os cartões de seu Plano de Saúde.
Leve um estojo de primeiros socorros.
Leve protetor solar, bonés e óculos de sol.
Marque uma consulta com seu médico antes de viajar se estiver tomando medicamentos, carregue os medicamentos com você, não em sua bagagem.
Anote o nome e o número do telefone do seu farmacêutico e do seu médico.
Ao viajar para um lugar desconhecido, pesquise a acessibilidade e a qualidade dos serviços médicos de lá.
Se deixar crianças em casa, deixe também uma autorização por escrito para tratamento com quem estiver cuidando das crianças.
Se for fazer uma viagem longa, a diferença de fuso horário pode ser minimizada programando-se a chegada ao destino perto da hora em que se costuma ir para cama, de acordo com o horário local no lugar de destino.
Se houver um evento importante e o local de destino for distante, planeje a viagem para chegar com 2 ou 3 dias de antecedência, se possível, de modo que possa se acostumar antes do compromisso.
Leve os registros de imunização juntamente com qualquer outro registro médico importante - especialmente quando for para outro país.
Ao viajar para um país subdesenvolvido, certifique-se de que todos os membros do grupo estão adequadamente imunizados contra qualquer doença infecciosa a que possam vir a se expor. Alguns países exigem certificados de vacinação contra doenças como cólera e a febre amarela. Consulte o seu médico e vá até o setor de imunização. Isso também vale para algumas regiões do Brasil.
Ao viajar a outros países, não beba água do lugar para evitar risco de diarréia. A água engarrafada pode ser segura, desde que seja engarrafada de fábrica. A diarréia do viajante também pode ser conseqüência da ingestão de bebidas que contêm gelo. As bebidas gaseificadas, cervejas e vinho (sem gelo) são seguras.
A água da torneira é segura para escovar os dentes desde que não ingerida.
Os alimentos cozidos são geralmente seguros, mas alimentos crus e saladas (com alface e vegetais crus) podem provocar problemas gastrointestinais. Coma em restaurantes que têm boa reputação quanto à qualidade dos alimentos. Na dúvida, não coma.
Se ocorrer diarréia, beba muito líquido engarrafado. Caldos e bebibas gaseificadas são boas para manter a força física.