Faça a revisão de seu carro
Checar os itens básicos do carro antes de pegar a estrada evita que imprevistos atrapalhem a sua viagem. E com a maioria das estradas brasileiras estando em situação precária o condutor deve tomar certos cuidados ao volante.
O primeiro passo é fazer as revisões recomendadas no manual do proprietário. Mas o motorista também precisa estar atento para alguns pontos que devem ser inspecionados rotineiramente no veículo, seja no posto ou em casa, para detectar qualquer anomalia ou desgaste irregular que possa comprometer a sua eficiência e segurança, principalmente antes de iniciar a viagem.
Alguns itens que devem ser checados:
ÓLEO: Cheque o nível de óleo do motor e os filtros de ar e de óleo, fazendo a troca se necessário. Verifique a água do radiador, com o motor frio, e também se as correias não estão desgastadas ou com excesso de folga.
Não esqueça que para uma viagem segura, os cuidados começam antes de sair de casa!
VELAS: Verifique se as velas estão limpas e com os cabos em bom estado.
RESERVATÓRIOS: Complete a água do reservatório do limpador de pára-brisa e verifique se o sistema não está entupido. Algumas gotas de detergente neutro podem ser adicionadas na água para remover oleosidade. Confira também se as palhetas estão gastas e precisam ser substituídas.
ILUMINAÇÃO: Verifique se há lâmpadas queimadas nos faróis, lanternas e sinalizadores para garantir a visibilidade noturna e também o estado dos fusíveis.
PNEUS: Calibre os pneus – sem esquecer do estepe – com a pressão recomendada no manual. Mas faça essa checagem com os pneus frios. Quando os pneus estão aquecidos, o ar dentro deles se expande e altera a medição. Verifique também o desgaste da banda de rodagem. Se a profundidade dos sulcos estiver abaixo de 1,6 milímetros, está na hora de trocar. Pneus "carecas" tendem a derrapar, principalmente em pista molhada, e aumentam o espaço necessário para a frenagem. Em toda troca ou rodízio de pneus, estes devem ser balanceados para evitar trepidações e desgaste irregular. Pelo mesmo motivo, faça o alinhamento da direção, principalmente se sentir a direção pesada ou puxando para um lado.
FREIO: Ruídos acima do normal ao brecar o veículo, ou pedal baixo, indicam desgaste das pastilhas e lonas de freio. Faça a revisão desses componentes e também dos discos e do sistema hidráulico. O fluido de freio deve ser trocado a cada dois anos para evitar a contaminação por água, que danifica os componentes metálicos.
SUSPENSÃO: Teste também a condição da suspensão. Um modo simples de verificar se está na hora de trocar molas e amortecedores é empurrar os cantos do carro para baixo e soltar em seguida. A carroceria deve voltar à posição original e parar. Se balançar mais de duas vezes, o componente está gasto. Molas e amortecedores devem sempre ser trocados aos pares: os dois da frente ou os dois de trás.